O Programa de Engenharia Nuclear (PEN) da COPPE e o Departamento de Engenharia Nuclear (DNC) da Escola de Engenharia atuam, desde 1972, de forma integrada. Os docentes atuam tanto na pós-graduação (PEN) quanto na graduação (DNC), promovendo quando sempre o ensino e pesquisa de forma indissociável.

Em conformidade com a missão e objetivo do PEN bem como a transdisciplinaridade do Programa, a Estrutura Curricular é associada as áreas de concentração, bem como as linhas de pesquisas dos docentes do PEN. O Programa oferece a obtenção do grau de Mestre em Ciências (M.Sc.) e Doutorado em Ciências (D.Sc.) para candidatos com diploma de nível superior em Engenharia Nuclear e/ou áreas afins, com a possibilidade de escolher a área de concentração de sua pesquisa.

O Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE), da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é um dos maiores centros de ensino e pesquisa em Engenharia da América Latina. Fundada em 1963 pelo engenheiro Alberto Luiz Coimbra, foi de grande relevância no processo de criação da pós-graduação no Brasil e ao longo de mais de cinco décadas formou, até 2022, 18.377 mestres e doutores nos seus 13 Programas de pós-graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado).

Apoiada em três pilares – excelência acadêmica, dedicação exclusiva de professores e alunos e aproximação com a sociedade – a COPPE é um centro produtor e irradiador de conhecimento, profissionais de qualificados e métodos de ensino. Seus padrões de qualidade no ensino, na pesquisa e na interação com a sociedade vêm sendo adotados como modelos em universidades e institutos de pesquisa em todo o país.

É a instituição brasileira de engenharia com o maior número de notas máximas concedidas pela Capes a cursos com desempenho equivalente aos dos mais importantes centros de ensino e pesquisa do mundo. Dez dos seus treze cursos de mestrado e de doutorado foram avaliados com conceitos de excelência internacional (6 e 7).

A COPPE forma anualmente mais de 500 mestres e doutores. Seus alunos são preparados para lidar com temas de fronteira do conhecimento sem perder o contato com a realidade e as demandas da sociedade.

 

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